5 Passos para ter um Canal da Ética efetivo

Canal de Ética é um dos principais pilares do programa efetivo de Compliance e é um aliado para manter a integridade, estar em conformidade com a legislação, promover a transparência interna e externa, aumentar a segurança e incentivar as boas práticas dentro da empresa.

Implementar um Programa de Ética e Compliance em uma organização por meio de um canal de denúncias, requer tempo e um bom planejamento. 

E para ter um Canal de Ética efetivo e de sucesso , algumas características devem ser muito bem consideradas, sendo elas :

Confiabilidade e Especialização: Avalie o grau de expertise da empresa a oferecer a solução e o emprego de metodologias e técnicas utilizadas por parte da ferramenta. Invista em uma solução que promova a redução dos custos globais da sua empresa. Uma estrutura inadequada para o canal de denúncias resultará em desperdícios de tempo e dinheiro.

Segurança das informações: Um canal de denúncias efetivo deve ser operado por profissionais altamente especializados para interação com os denunciantes e o ótimo recebimento e processamento das informações. Certifique-se de que o provedor mantém uma equipe multidisciplinar, com formação superior, e que seja capacitada nos temas de gestão de riscos, Ética e compliance, e em técnicas e metodologias de investigação. Exija uma equipe que possua competências específicas para conduzir entrevistas telefônicas e analisar os relatos de forma técnica e estruturada, que aportará maior valor ao processo de denúncia, inclusive efetuando a correta triagem e classificação dos casos, e a qualificação daqueles que devem ser apurados.

Equipe altamente capacitada: Certifique-se de que possuem uma equipe capacitada nos temas de gestão de riscos, Ética e compliance, e em técnicas e metodologias de investigação.

Gestão de casos: A ferramenta de canal de denúncias deve ser um elemento que alavanque a eficiência da operação, simplificando atividades de rotina para permitir que sua empresa mantenha o foco na resolução dos casos e evolução do seu programa de Ética e Compliance.

Suporte na implantação: A empresa deve prestar consultoria na implantação, estruturação e no treinamento dos membros do comitê de ética da empresa. É essencial que tenha experiência e capacidade para orientá-lo e conduzi-lo ao longo deste projeto de implantação. Se possível, aliando conhecimento específico sobre um canal de denúncias, com uma visão integrada de gestão de riscos, Ética e compliance adequada ao seu contexto de negócio.

Be é uma plataforma de software  desenvolvida de maneira simples e inteligente para gestão de programas de Compliance, adequação a LGPD  e às normativas das empresas, nós atendemos os requisitos regulatórios e de boas práticas, somos um canal independente e seguro e garantimos o anonimato.

Referências:

LECBe Compliance

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.