Como funciona um Canal de Ética?

O Canal de Ética é o meio utilizado para a comunicação segura e sigilosa, por parte dos colaboradores que desejam informar a empresa acerca de situações de não conformidade (ou seja, situações contrárias aos valores da empresa, à ética ou a legislação) que presenciaram ou que suspeitam. 

O Canal ética pode ser viabilizado por diversos formatos: online, e-mail e telefone. Aqui na Be trabalhamos com o canal online e por telefone, pois assim conseguimos garantir a abertura de protocolos e manter o sigilo da identidade do denunciante.

Como funciona o canal de denúncias da Be Compliance? 

A Be Compliance conta com canal de denúncias Portal dedicado exclusivamente para cada empresa cliente. No formato via via internet o denunciante preenche um formulário com todas as informações necessárias, após é gerado protocolo de acompanhamento e imediatamente a empresa é comunicada da nova denúncia recebida. Pelo mesmo portal o responsável pela investigação pode se comunicar com o denunciante, solicitar mais informações e notificá-lo sobre o andamento da denúncia, tudo com a identidade do denunciante preservada. 

A Be Compliance conta também pela denúncia via telefone  0800, no qual o atendimento é feito por profissionais da área da psicologia e do direito e treinados para receber denúncias de forma empática e conduzir o relato de forma tranquila com o denunciante. Após a recepção da denúncia via telefone são seguidos os mesmos procedimentos do canal de denúncias online, inclusive com o acompanhamento da denúncia via Portal.

Após recebimento de denúncia é de extrema importância que a empresa crie um plano de ação para realizar a investigação interna, é por isso que a Plataforma da Be conta com área destinada para a realização de investigação interna. Após a realização da investigação deve ser emitido relatório, e então deve ser encerrada a denúncia.

Quando constatadas irregularidades, medidas disciplinares devem ser tomadas de acordo com a deliberação do comitê de ética.

Para saber mais sobre o canal de denúncias da Be agende uma demonstração conosco em www.becompliance.com ou contato@becompliance.com 

Fonte:

Canal Confidencial

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.