Como implementar um Canal de Ética?

O Canal de Ética é um dos principais pilares do programa efetivo de Compliance.

A implementação de um canal de denúncias está prevista no decreto da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/12), que dispõe sobre os critérios de um programa de integridade.

O Canal de Denúncias é a principal ferramenta para detectar irregularidades, tendo colaborado com a detecção de 42% dos casos de fraudes em organizações.

O Canal de Denúncias não deve ser a ferramenta utilizada para desabafos ou ouvidorias. A proposta da ferramenta é oferecer um acesso rápido e fácil a colaboradores ou terceiros, caso eles suspeitem ou tenham presenciado alguma violação ou fraude ou ato de não conformidade. A eficiência do mesmo se dá aos procedimentos adotados, a confidencialidade e a atuação de todos os envolvidos.

Para a implementação de um canal de Ética é importante que a empresa tenha um código de conduta e que nele sejam incluídas as normas que os colaboradores devem seguir, sendo elas, os valores, as  diretrizes, como solucionar conflitos e principalmente quais os comportamentos que são aceitos.

A forma adotada de um canal pode variar de uma operação própria ou operada por terceiros. A forma mais vantajosa  é um canal externo, pois se assegura o anonimato do denunciante. 

É por isso que a Be fornece a solução de canal de denúncias,  com garantia total ao anonimato do denunciante, e temos dois meios de denúncia, via 0800 ou online.

Ainda, não basta apenas o canal de denúncias, é importante também a criação de um comitê de Ética, o ideal é que os integrantes sejam de áreas diversas , mas que tenham um conhecimento e experiência para lidar com a demanda do canal de denúncias. É recomendado a presença de profissionais do RH, comunicação  e departamento jurídico.

Após a criação do comitê, é importante criar as estratégias e mapear seus processos, além de definir os responsáveis por cada etapa.

O último passo é divulgar o canal de Ética, afinal as pessoas que vão usá-lo devem ter plena consciência do seu funcionamento e sua importância. É importante frisar aos colaboradores e aos terceiros, que o canal é um meio para proteger a todos.

Fontes:

Canal de Denúncias, Denouncefy, LECCanal de Denúncias | link 2

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.