O Canal de Ética é um dos principais pilares do programa efetivo de Compliance.
A implementação de um canal de denúncias está prevista no decreto da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/12), que dispõe sobre os critérios de um programa de integridade.
O Canal de Denúncias é a principal ferramenta para detectar irregularidades, tendo colaborado com a detecção de 42% dos casos de fraudes em organizações.
O Canal de Denúncias não deve ser a ferramenta utilizada para desabafos ou ouvidorias. A proposta da ferramenta é oferecer um acesso rápido e fácil a colaboradores ou terceiros, caso eles suspeitem ou tenham presenciado alguma violação ou fraude ou ato de não conformidade. A eficiência do mesmo se dá aos procedimentos adotados, a confidencialidade e a atuação de todos os envolvidos.
Para a implementação de um canal de Ética é importante que a empresa tenha um código de conduta e que nele sejam incluídas as normas que os colaboradores devem seguir, sendo elas, os valores, as diretrizes, como solucionar conflitos e principalmente quais os comportamentos que são aceitos.
A forma adotada de um canal pode variar de uma operação própria ou operada por terceiros. A forma mais vantajosa é um canal externo, pois se assegura o anonimato do denunciante.
É por isso que a Be fornece a solução de canal de denúncias, com garantia total ao anonimato do denunciante, e temos dois meios de denúncia, via 0800 ou online.
Ainda, não basta apenas o canal de denúncias, é importante também a criação de um comitê de Ética, o ideal é que os integrantes sejam de áreas diversas , mas que tenham um conhecimento e experiência para lidar com a demanda do canal de denúncias. É recomendado a presença de profissionais do RH, comunicação e departamento jurídico.
Após a criação do comitê, é importante criar as estratégias e mapear seus processos, além de definir os responsáveis por cada etapa.
O último passo é divulgar o canal de Ética, afinal as pessoas que vão usá-lo devem ter plena consciência do seu funcionamento e sua importância. É importante frisar aos colaboradores e aos terceiros, que o canal é um meio para proteger a todos.
Fontes:
Canal de Denúncias, Denouncefy, LEC e Canal de Denúncias | link 2