Os três elementos essenciais do Canal da Ética

Canal da Ética é uma das ferramentas mais importantes que contemplam um programa de integridade. Contudo, não basta apenas implementá-lo, ele precisa ser efetivo.

Para um canal de Ética efetivo, temos 3 elementos essenciais: o sigilo, a confidencialidade e a não retaliação.

O sigilo garante a confidencialidade dos dados do denunciante e as informações por ele relatadas, a fim de estimular a confiança no Canal, prevenir possíveis retaliações e, é claro, o direito de defesa e presunção de inocência das partes envolvidas. As investigações devem correr em total sigilo, assim garantimos a integridade da investigação.

A confidencialidade tem a ver com a privacidade dos dados. Esse conceito se relaciona às ações tomadas para assegurar que informações confidenciais e críticas não sejam vazadas.

No Canal de Ética o denunciante, caso prefira, pode registrar seu relato anonimamente, porém, o mesmo pode se identificar, sendo que sua identidade sempre será preservada. 

Todas as informações oferecidas ao Canal de Ética serão tratadas com sigilo e confidencialidade.  Fica expressamente assegurado o profissionalismo, sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação relatada

As pessoas envolvidas em investigações, assim como os denunciantes que, de boa fé, contribuírem com informações em relação a qualquer fato ou postura que ferem o Código de Ética, não podem sofrer nenhum tipo de retaliação, sanção, perseguição e/ou qualquer forma de constrangimento. 

Vale apontar que retaliar significa revidar, ou seja, praticar ato contra uma pessoa para vingar-se de ofensa ou para se indenizar de um dano por ela causado. Às vezes a retaliação é evidente, outras vezes ela é disfarçada, ou seja, é sutil. Pode ser feita por gestores ou até mesmo por colegas.

É de extrema importância, não admitir e não tolerar atos de retaliação contra qualquer colaborador que realizar uma Denúncia. A constatação de atos de retaliação também deve ser denunciada e uma vez comprovada ensejará aplicação de Medidas Disciplinares. 

 O canal de Ética é uma ferramenta incrível que deve fazer parte de todas as organizações. Seguindo boas práticas, esse canal pode ajudar na prevenção e identificação de inconformidades, contribuindo diretamente para o bom desenvolvimento da empresa.

FONTES :

http://integridade.cyrela.com.br/wp-content/uploads/2020/10/PLCOMP01-Politica-do-Canal-de-Denuncias.pdf

https://www.saneago.com.br/2016/investidores/politica/PL00.0045.00.pdf

http://essentiaenergia.com.br/wp-content/uploads/2020/09/AF_Essentia_Politica_de_Reporte.pdf

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.