Quais são os KPIs essenciais para o Programa de Integridade?

KPIs “key performance indicators” são indicadores-chave para medir a performance de um determinado setor. É por meio de KPIs que é possível medir o quão eficaz um setor está se desenvolvendo.

Quando pensamos no setor de vendas da empresa pode ser mais a princípio identificar KPIs, que são tais como: ciclo de vendas, taxa de conversão, tickets médios, entre outros. 

No entanto, quando falamos de Compliance também precisamos ter KPIs para verificar a eficácia de performance do setor, por esse motivo separamos aqui os principais KPIs que você precisa ter: 

  1. Score de Riscos: faz parte do programa de integridade a análise de riscos de conformidade quanto a suas escalas de probabilidade e impacto, afinal faz parte das atribuições do Compliance a mitigação de riscos para a empresa. Assim, é essencial identificar, medir, remediar e acompanhar a evolução dos riscos na empresa.
  1. Número de Denúncias recebidas: trata-se do registro da quantidade de denúncias recebidas em um determinado período. Assim, conseguimos acompanhar a evolução do canal de denúncias. 
  1. Tipos de Denúncias recebidas: trata-se do acompanhamento da quantidade de denúncias recebidas por tipos, tais como: assédio moral, assédio sexual, fraude, corrupção, entre outros. Dessa forma, é possível acompanhar quais são os temas mais frequentes nas denúncias e então tomar ações específicas para cada caso, por exemplo, se a sua empresa possui um alto volume de denúncias por fraude, é interessante realizar um treinamento e realizar campanhas internas sobre esse tema. 
  1. Status de Investigações: trata-se do acompanhamento da quantidade de denúncias em andamento por status de investigação. Dessa forma, é possível tomar medidas estratégicas que garantem a celeridade do setor. Por exemplo, se o Compliance possui um alto volume de denúncias paradas no primeiro estágio da investigação será necessário contratar mais funcionários para o Compliance para que o setor possa promover celeridade nas investigações.
  1. Assinatura de Códigos e Políticas: trata-se do percentual de assinaturas que se tem no código de ética e conduta da empresa, bem como nas políticas que a sua empresa considera essenciais. Dessa forma, é possível acompanhar qual o percentual da empresa que já assinou os códigos e políticas essenciais da empresa, assim é possível também ter medidas estratégicas, como exemplo: promover ações para solicitar a assinatura dos documentos e políticas.

Como vimos, os KPIs são indicadores de performance essenciais que todo Compliance Officer deve ter em mente ao gerenciar o setor. É por isso que a Plataforma Be Compliance conta com um painel dashboard que reflete todos os KPIs indicados nesse artigo de uma forma rápida e em uma interface amigável. Se quiser saber mais sobre a nossa Solução para Compliance não deixe de marcar uma reunião sem compromissos com um de nossos representantes! 

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.