A Importância do Tone at the Top e do Walk the talk

O termo “Tone at the Top” traduzido para o português significa o “Tom do Topo”, ou seja, o exemplo vem de cima.

No Compliance o termo ganha ainda mais importância, pois o tom no topo apresenta o ambiente cultural e os valores de uma empresa.

Nas empresas, a alta gestão deve:

  • Apoiar a área de Compliance;
  • Respeitar a ética e integridade da empresa;
  • Estar comprometida com as normas internas e externas da organização;
  • Sempre agir com boas práticas do mercado;

Com essas condutas, todas as pessoas que compõem a empresa (funcionários, colaboradores, terceiros) vão ser conduzidos ao mesmo objetivo, pois causará impacto no comportamento e nas relações de todos que tiverem alguma relação com a empresa.

Be Compliance
Imagem: freepik

Leia também:

Qual a Importância do “Tone at the Top”?

A importância consiste no fato de que o “Tone at the Top” é um dos pilares de um programa de Compliance efetivo.

Assim, é necessário a Alta Gestão dar todo o suporte para área, engajando, apoiando moral e financeiramente e servindo de exemplo para todos da empresa.

Caso o setor de Compliance não tenha apoio, o programa não terá autonomia, efetividade e gerará impactos na empresa, se tornando uma “empresa de fachada”.

Ou seja, com o comprometimento da alta gestão será possível a implementação de um programa de Compliance e disseminar a cultura ética da empresa.

Dessa forma, gerando uma melhora reputacional, comprometimento dos colaboradores e novas oportunidades de negócios.

Medidas para demonstrar engajamento

Comunicar, promover e apresentar ética e valores: A alta gestão juntamente com o conselho e o compliance devem comunicar e promover com clareza a ética e os valores no ambiente da empresa.

Incentivo para relatar má conduta: Os funcionários devem ser capazes de relatar com segurança a má conduta que ocorre na empresa, sem medo de sofrer retaliações, pois o fornecimento desse canal de denúncias ajuda a regular qualquer comportamento indesejável que possa ocorrer.

Reconhecimento dos funcionários pela sua integridade: A administração e o conselho de administração devem recompensar os indivíduos que demonstram integridade e defendem os valores estabelecidos pela empresa.

Disseminar e incentivar a cultura da empresa: Deve ser incorporado no ambiente de trabalho, treinamentos, debates sobre ética e temas relacionados, bem como realizar campanhas de conscientização através dos meios de comunicação.

O que é “Walk the Talk”?

“Walk the Talk” é uma expressão em inglês que significa “estar de acordo com o que se fala”, ou seja, cumprir aquilo que se promete.

Em outras palavras, é necessário que haja primeiro uma mudança de comportamento, antes de comunicar essas mudanças para a empresa e até mesmo a sociedade.

Esse termo é muito utilizado por empresas, onde se espera que as pessoas tenham atitudes condizentes com a sua cultura.

Qual a importância do “Walk the Talk”?

A importância está em alinhar o discurso com as condutas da alta gestão, pois não basta apenas dizendo apoiar, declarar entusiasmo, mas tem que incorporar a ética e moral, bem como, os princípios do Compliance, agindo como um agente transformador da empresa.

Todo sucesso da empresa está relacionado a quem administra, havendo uma relação entre a imagem da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física, tendo que ser observados todos os atos, pois caso haja conflito entre a conduta e discurso, pode acabar gerando efeitos catastróficos ligados a reputação e credibilidade que o gestor deve passar para todos os indivíduos que compõem a empresa.

Por: Wellington Faria

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.