Você sabia que existem vários tipos de Assédio Moral?

Assédio moral é uma espécie de violência que consiste em uma série de situações constrangedoras de perseguição por atos repetitivos e prolongados, causando humilhação, constrangimento e ofendendo a dignidade de um trabalhador.

Elas visam diminuir, inferiorizar, isolar e desestabilizar mentalmente o empregado no seu próprio ambiente de trabalho, causando abalos físicos e mentais no indivíduo.

Infelizmente, é uma prática bem comum no ambiente de trabalho, porém existem vários tipos de assédio moral.

  • Assédio Moral Vertical Descendente

Maria Aparecida Alkimin (2007, p. 61) diz:

Esse  tipo  de  assédio  é  proveniente  do empregador,  compreendido na expressão o empregador propriamente dito, bem como qualquer outro superior hierárquico (diretor, gerente, assessor, chefe, supervisor, etc.) que receba a delegação do poder de comando.

Essa espécie de assédio é a mais comum entre os trabalhadores pelo fato de o empregador deter o poder de mando e pelo frequente temor que o empregado sofre com o desemprego. Tal espécie tem, em regra, eliminar o empregado que produza ao empregador uma  ameaça  ao  superior  no  que  se  refere  ao  seu  cargo  ou  ao  desempenho  do  mesmo, como também ao empregado que não se adéqua, por qualquer fator, a organização produtiva ou até mesmo aquele que esteja doente ou debilitado.

  • Assédio Moral Horizontal

Aqui, diferente do assédio moral vertical, o empregado se sente perseguido por pessoas de mesma hierarquia, ou seja, não existe grau de subordinação entre o assediado e quem o assedia, pois quem pratica tal ato são seus próprios colegas de trabalho por conta da competitividade, inveja, preconceito, razões políticas ou religiosas. Essa espécie de assédio é mais corriqueira quando empregados concorrem ao mesmo cargo ou promoção.

Desse modo, Maria Aparecida Alkimin (2007, p. 64) ressalta:

Trata-se de assédio moral cometido por colegas de serviço; manifesta- se  através  de  brincadeiras  maldosas,  gracejos,  piadas,  grosseiras, gestos obscenos, menosprezo, isolamento etc., podendo ser resultante dos   seguintes   fatores: a)   conflitos   interpessoais   que   provocam dificuldades  de  convivência  por  qualquer  motivo  pessoal  (atributos pessoais,  profissionais,  capacidade,  dificuldade  de  relacionamento, falta  de  cooperação,  destaque  junto  à  chefi a,  discriminação  sexual etc.) ;b) competitividade/rivalidade  para  alcançar  destaque,  manter – se no cargo ou disputar cargo, ou para obter promoção.

  • Assédio Moral Vertical Ascendente

Esse  tipo  é  o  menos  comum,  pois  é  o  praticado  por  subalterno,  pelo  subordinado em  relação  ao  superior  hierárquico,  ou  seja,  ao  contrário  do  assédio  moral  descendente (praticado pelo empregador em uso de abuso de poder), aqui é praticado pelo empregado, quando o mesmo pretende desmoralizar seu superior hierárquico a fim de galgar seu cargo ou a substituição por outro chefe.

Aduz Maria Aparecida Alkimin (2007, p. 65):

“É típico caso de assédio moral que parte de um ou de vários subordinados contra o superior hierárquico”.

Preleciona também Regina Célia Pezzuto Rufino (2007, p. 81):

“Apesar de raro, esse tipo de humilhação também ocorre nas relações trabalhistas. É o assédio de baixo para cima, em que um descendente ou uma coletividade, pratica atos vexatórios contra o seu superior hierárquico.”

O assédio moral no ambiente de trabalho, na maioria das vezes, é praticado do empregador  contra  o  empregado,  existindo  de  forma  muito  rara  da  forma  contrária;  o  que pode existir também é o assédio moral pelos próprios colegas de trabalho de forma a constranger e ferir a integridade moral da vítima.

Fontes:

ARTIGO – ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO -Tharcia Moraes – Maurício Gentil Monteiro

Cartilha Assédio Moral – APTAFURG

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.