3 Dicas para a obter o Selo Pró-Ética

O Pró-Ética é uma iniciativa da Controladoria Geral da União com o Instituto Ethos para fomentar a adoção de Programas de Integridade pelas empresas brasileiras. A certificação traz o reconhecimento da prevenção e o combate à corrupção, elevando a marca da empresa. Além disso, a certificação garante a avaliação do Programa de Integridade com feedbacks detalhados sobre como melhorar o Compliance

Em 2020-2021 tivemos 67 empresas pró-ética, dentre elas: Natura, Amil, 3M, Itaú, entre outras. Nesse ano as inscrições serão abertas no segundo semestre de 2022, confira os detalhes aqui: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/etica-e-integridade/empresa-pro-etica

A Pró-Ética conta com uma lista de requisitos de análise para os Programas de Integridade. Sendo assim, com base nos requisitos, separamos aqui 3 dicas para você começar a sua jornada em direção ao Pró-Ética.

Dica 1: Identifique os Riscos

Um dos pilares essenciais do Compliance é a identificação e tratamento de riscos de conformidade. Este é um tópico fundamental para o Pró-Ética. A análise de riscos consiste em analisar todos os departamentos da empresa e aspectos de negócio para apurar a existência de riscos de conformidade. Após a identificação de riscos é essencial dar o devido tratamento a estes, ou seja, determinar se haverá a resposta será compartilhar (por exemplo, a contratação de seguro), eliminar (parar o processo que causa o evento de risco), mitigar (estabelecer controles internos para minimizar o risco) ou aceitar.

Dica 2: Registre os avanços do Compliance

O Pró-Ética, assim como outros selos e certificações exigem uma série de comprovações de que o Compliance é eficaz. As comprovações podem ser feitas por meio de documentos, atas, imagens e por meio de plataformas digitais. 

Dica 3: Treinamento

Para um Programa de Integridade eficaz é essencial que todos os colaboradores entendam as regras internas da empresa e a abrangência do Compliance na empresa. O conhecimento do Compliance pelos colaboradores é um dos requisitos do selo Pró-Ética.

O Pró-Ética conta com uma lista grande de requisitos e há muito a ser feito no Programa de Integridade, mas fica tranquilo que você não está sozinho nessa. Na Plataforma Be Compliance você conta com frameworks para desenvolvimento do seu Programa de Integridade, além de contar com módulos de Planos de Ação para apoio das suas atividades.

Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/etica-e-integridade/empresa-pro-etica 

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.