4 Dicas para um ambiente de trabalho inclusivo

Ter um ambiente de trabalho inclusivo, que acolhe a diversidade traz uma série de benefícios para a empresa, como o aumento da lucratividade, promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, aumento da inovação, entre outros.

Se quiser saber porque a diversidade é boa para a sua empresa leia nosso artigo sobre o tema. 

Apesar de sabermos que a diversidade traz uma série de melhorias para as empresas, a enorme maioria possuem taxas de diversidade baixíssimas e por vezes não sabem como tornar seu ambiente mais inclusivo.

Foi pensando nisso que separamos aqui algumas dicas para você ter um ambiente de trabalho com maior diversidade.

1. Treinamentos e Diálogo

Realize treinamentos sobre inclusão e diversidade junto com seu time de compliance e RH.

É importante que o diálogo esteja sempre aberto sobre o tema e que a empresa difunda a cultura da inclusão em seu dia-a-dia, ao contratar pessoas que possuem diferenças entre si.

É por esse motivo que na Plataforma da Be Compliance há um treinamento específico sobre diversidade e inclusão.

Além disso, é essencial que os gestores tratem todas as pessoas com respeito, dando a mesma oportunidade a todos.

A cultura de uma empresa é difundida sempre pela alta gestão, que é o espelho de toda a organização, é o que chamamos no compliance de “tone at the top”, ou seja, o tom da cultura sempre vem de cima.

2. Promova ações e programas em prol da diversidade

Pense em ações e programas corporativos que promovam a inclusão.

O grupo Daimler, detentor da Mercedes-Benz Brasil, por exemplo, realizou um concurso de fotografia entre seus colaboradores, pautado na diversidade de raça, gênero, nacionalidade, credo e cor.

A ação premiou a melhor foto e ainda promoveu um interessante debate interno sobre diversidade.

3. Analise e adapte seu ambiente interno

Antes de contratar pessoas com necessidades especiais, PCDs, veja se sua empresa está apta para receber colaboradores que possuem deficiências.

Além da estrutura física é importante analisar se a sua equipe está preparada para trabalhar com colaboradores que possuem necessidades especiais, se há uma sensibilidade do time e conhecimento.

4. Ofereça oportunidades

Aqui há uma série de ações que a empresa pode fazer, em relação a portadores de necessidades especiais, a empresa pode destinar vagas específicas para PCDs.

Além disso, a empresa pode adotar políticas de contratação de mais mulheres para cargos de liderança, tal como a SAP fez e uma série de empresas também fazem, promovendo a igualdade de gênero.

Além do mais, a empresa pode contratar funcionários utilizando métodos que coíbem qualquer tipo de preconceito, são empresas como a Jobecam que auxiliam no recrutamento sem que a empresa veja a aparência física da pessoa ou saiba detalhes sobre seus ideais.

Pensando em ajudar as empresas a alcançarem um ambiente de trabalho inclusivo, a Be Compliance elaborou um KIT 100% gratuito sobre diversidade e inclusão.

Vamos juntos em prol da inclusão!

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.