A importância de um Canal de Denúncias no Esporte

Nos últimos anos diversos casos de abuso sexual no esporte vieram a tona no Brasil e no mundo. Isso mostra o quanto o ambiente esportivo pode se tornar um local de vulnerabilidade, principalmente, nas categorias de base. As vítimas estão se encorajando, expondo angústias para tentar amenizar suas dores para então mitigar os riscos de ocorrência de casos similares no futuro. 

Os casos das atletas da seleção feminina de ginástica artística americana deu inicio a inúmeras queixas relativas a abuso sexual (156 mulheres denunciaram o médico Larry Nassar), em seleções, clubes e universidades nos Estados Unidos e consequentemente contribuiu outras denuncias mundo a fora. 

No Brasil, um dos casos mais conhecidos é o da nadadora Joanna Maranhão, onde corajosamente revelou que sofreu abuso de seu treinador quando era criança. O ex-técnico da seleção masculina de ginástica (Fernando de Carvalho Lopes) foi acusado de cometer abusos sexuais durante anos a diversos atletas em locais onde trabalhou.

Outro ídolo do esporte, Diego Hipolyto, comentou sobre o bullying e humilhações vivenciados  no início de sua carreira. Os chamados “Trotes” em timess como  um rito de entrada de novos membros e frequentemente são taxados como ‘brincadeiras’, mas, na realidade trata-se de humilhações descabidas e desrespeito a dignidade da pessoa. Vão desde agressões físicas ou psicológicas, exposições indevidas com consentimento imposto ou forçado, muitas vezes com a complacência e até reforçados por alguns membros de comissão técnica.

No futebol brasileiro, tivemos alguns casos sobre abuso sexual, um deles é o caso do do ex-goleiro do Bragantino, Alexandre Montrinas, que chgeou a fazer um trabalho de prevenção ao abuso sexual no esporte.

São inúmeros os casos de assédios nos esportes, sendo que diversos casos jamais virão à tona, por medo do sofrimento de retaliação. Sendo assim, o Programa de Integridade e o Canal de Denúncias se mostram fortes aliados no combate ao assédio. O Programa de Integridade promove o ambiente empresarial saudável, mitiga riscos e, ainda, é capaz de atrair talentos, patrocinadores e elevar a reputação da entidade .

Dessa forma, dar voz aos profissionais, vigiar o esporte e oferecer uma gestão preocupada com Compliance e Governança são as ferramentas disponíveis para as entidades esportivas combaterem qualquer ato de assédio.

A violência é alarmante e convívio diário pode tornar o tema banal, muitas vezes ficamos indiferentes e sem reação. Certamente o esporte não está imune a esse fenômeno. Por esse motivo, o Programa de Integridade e o Canal de Denúncias é o meio mais adequado para identificar, remediar e prevenir a ocorrência de assédios e condutas antiéticas. 

FONTES:

Sindicato do Atletas, Canal Ciências Criminais, CMBH, R7.

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.