Boa Governança é sinônimo de Bom Compliance?

Entenda qual é a relação entre governança corporativa e programa de compliance

Programa de Compliance

Um programa de compliance eficaz traz diversos benefícios para uma organização, tais como:

  • maiores investimentos;
  • credibilidade;
  • crescimento econômico;
  • entre outros.

O mesmo é verdadeiro para empresas que possuem uma boa governança.

Afinal, organizações bem administradas, transparentes, que prestam contas aos investidores, serão valorizadas e, naturalmente, irão atrair mais parceiros.

Governança Corporativa

Uma boa governança implica em fazer o melhor para a empresa, para que esta possa crescer e se desenvolver perante o mercado.

Ou seja, deve-se realizar ações capazes de mitigar riscos e realizar atos que retirem empecilhos de crescimento para a empresa (fraudes, assédio, corrupção etc).

Assim, o compliance é uma ferramenta indispensável para uma boa governança.

Tanto é verdade que o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) a define como “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade de gestão da organização, sua longevidade e o bem comum”.

Conclusão

Sendo assim, a governança tem por objetivo criar mecanismos de incentivos e monitoramentos dos dirigentes da empresa, para se certificarem de que os administradores estão agindo alinhados aos interesses da empresa e não ao seu interesse pessoal.

Ou seja, é um sistema por meio do qual as organizações são dirigidas, envolvendo várias decisões para o bom funcionamento da empresa.

São decisões relacionadas aos sócios, funcionários e terceiros, sendo assim, o compliance é um grande diferencial, capaz de auxiliar na busca pela excelência administrativa.

Dessa forma, para que a governança seja boa, é indispensável a existência de um bom compliance, ou seja, um compliance eficaz e efetivo dentro da empresa.

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.