Como deve ser o envolvimento da Alta Gestão no Programa de Integridade?

O primeiro pilar de um Programa de Integridade é o engajamento da Alta Gestão ao Programa de Integridade, é o que diz a Controladoria Geral da União em seu Manual sobre Programas de Integridade, afinal o Programa de Integridade tem por objetivo mudar a cultura da empresa em direção a ética e tal objetivo só pode ser alcançado com o patrocínio da alta gestão ao Programa de Integridade. 

Os colaboradores da empresa frequentemente olham para os líderes, principalmente para a alta gestão da empresa como fonte de inspiração para as suas ações diárias. Sempre que nos encontramos em um grupo, seja social ou empresarial, os integrantes desses grupos olham para os integrantes líderes daquele grupo e tendem então a imitar as suas ações, este é um comportamento normal e inerente a todos nós (GODOI, et al. 2017).

Por esse motivo, a Alta Gestão da empresa deve sempre manter as ações éticas, devendo agir sempre dentro do código de ética e conduta e dentro das demais políticas internas da empresa. A Alta Gestão é quem dita a cultura ética da empresa, assim é essencial atuar com ética em seu dia a dia. 

Além das atitudes éticas, a Alta Gestão deve também apoiar o Programa de Integridade promovendo recursos para que o setor se desenvolva. É essencial determinar uma equipe responsável pelo Programa de Integridade, bem como é essencial determinar budgets e metas de crescimento para a área. Assim como as demais áreas da empresa, a área de Compliance deve ser envolvido no Planejamento Estratégico da empresa.

Ainda, a Alta Gestão apoia o Compliance ao conferir liberdade e autonomia para os seus integrantes no que se refere a investigação de denúncias e promoção de treinamentos voltados a elevar a ética da empresa. 

Dessa forma, com atitudes diárias éticas, com o fornecimento de recursos ao setor, com o reconhecimento dos profissionais envolvidos com a promoção de autonomia a Alta Gestão é capaz de apoiar o Programa de Compliance e, assim, é capaz de cumprir com o primeiro pilar dos programas de integridade de sucesso. 

Se você quer saber mais sobre como a alta gestão pode apoiar o Programa de Integridade a Be Compliance tem uma Plataforma completa para te ajudar! Agende uma reunião sem compromissos para conhecer a nossa solução!

Fontes:

Manual para Implementação de Programas de Integridade

GODOI, Christiane Kleinübing, et al. Manifestações inconscientes na relação líder-liderado: contribuições da teoria psicanalítica aos estudos organizacionais. Cad. EBAPE.BR, v. 15, nº 3, Artigo 3, Rio de Janeiro, Jul./Set. 2017.

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.