Como elaborar um Código de Ética e Conduta

O código de ética e conduta, assim como outras políticas internas da empresa, servem como um guia para os funcionários da empresa. Os códigos da empresa são norteadores de como os colaboradores devem agir ao enfrentar questões éticas do dia-a-dia. Assim, os códigos devem refletir as normas, princípios e os valores mais importantes para a empresa, para que fique claro como deve ser a cultura dentro da empresa.

Além disso, o código deve prescrever as penalidades relacionadas às violações de determinados atos previstos no código , são penalidades como advertências, suspensões e causas de demissão (sempre em conformidade com a legislação do país).

Como o código reflete os princípios e os valores da empresa, é de extrema importância que a alta gestão siga com o disposto no Código, para então dar o exemplo para todos os colaboradores. O cumprimento do código de ética é algo que sempre acontece de cima para baixo, ou seja começa pela alta gestão até chegar nos funcionários.

O código de ética e conduta tem como o objetivo nortear as atitudes de todos os colaboradores da empresa, e de todos que se relacionam com a empresa. Além disso, o código auxilia na capacitação de bons profissionais, ajuda na redução de fraudes na empresa, tudo isso por que o código ele ensina aos colaboradores como agir no dia a dia. Possuir um código de Ética e conduta, aumenta a confiança da empresa perante todo o mercado.

O Código se aplica a toda organização da empresa, e todos, desde parceiros, fornecedores e até clientes devem ter o acesso ao código da empresa, para assim saberem como tratar questões éticas. 

O Código define a conduta que se espera para aqueles que agem em nome de toda a empresa, e projeta uma imagem de confiança para quem se relaciona com a empresa.   

É essencial que o código não seja só comunicado aos colaboradores e parceiros, mas que ele também seja cobrado o comprimento por esses terceiros.

Para iniciar um código ética é importante  que o compliance que irá redigir o código tenha em mente elementos essenciais, é preciso ter clareza em quais são os princípios e valores da empresa, pois todo o código de ética e conduta será pautado em cima desses princípios.

Outros dois elementos essenciais são a justiça e imparcialidade, ou seja, o código deve ser aplicado igualmente a todos na empresa.

O Código deve estar de acordo com a legislação nacional, e também como o código será divulgado para diversas pessoas com diferentes níveis de conhecimento é muito importante que o mesmo seja de fácil compreensão, com linguagem acessível.

O primeiro passo para elaboração do código é reunir as pessoas essenciais para a elaboração do código, é importante que essas pessoas que lidam já com conflitos éticos na empresa, e pessoas que entendem a fundo os princípios e valores da empresa, e se possivel sempre colocar alguém do RH ou do jurídico da empresa .

O Segundo passo é fazer uma lista com os temas relevantes para colocar no código , são temas que são relevantes para empresa e que a empresa entende que os funcionários devem ter conhecimentos.

Exemplo desses temas são : 

  • Princípios e Valores 
  • Procedimentos de Segurança 
  • Diretrizes de vestimentas 
  • Regras de relacionamentos entre colaboradores 
  • Fraude
  • Assédio
  • Corrupção 

No código também se pode colocar as normas de segurança da empresa , processos internos, penalidades, e como manter uma boa imagem da empresa.

O Terceiro passo necessário é escrever o código, ele deve ser 100 % personalizado, uma leitura simples , objetiva , com muita clareza para que seja compreensível por todos os funcionários e terceiros da empresa.

Após a escrita é muito importante que o mesmo seja submetido a aprovação da alta gestão e de outros departamentos que a empresa ache necessário.

Ainda, é recomendado que após a aprovação do código, que todos os funcionários leiam, e sempre que tiver novos colaboradores os mesmo leiam também, isso deve fazer parte do processo para novos colaboradores.

Passado um período de tempo, é comum que as situações na empresa mudem, sendo necessário então a criação ou revisão das regras do Código de Ética. Assim, o monitoramento e atualização do Código de Ética e Conduta é essencial para mantê-lo eficaz.

FONTE:

Curso Elaboração Código e Conduta Dra. Gabriela Diehl

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.