Como o metaverso influencia o compliance?

Se você acompanha tendências de tecnologia e negócios, certamente já percebeu que o metaverso é o assunto mais popular dos últimos tempos. Mas você sabe o que é metaverso e como funciona? E como o metaverso influencia o compliance? 

O conceito se baseia em uma realidade virtual imersiva e interativa que oferece um universo de possibilidades a serem exploradas. De games hiper-realistas a hotéis virtuais nos quais você pode se hospedar, essas são apenas algumas das funcionalidades dessa nova tecnologia.

Guia

O que é metaverso?

O termo metaverso (em inglês, metaverse) surgiu pela primeira vez no livro “Snow Crash”. A obra é uma ficção científica escrita por Neal Stephenson, em 1992. Em seu enredo, os personagens usam o metaverso para escapar de uma realidade distópica.

O contexto do livro é exatamente o significado do metaverso. “Meta” vem do grego e significa “além de” ou “após” alguma coisa, e o “verso” vem de “universo”.

Trata-se de um universo virtual, onde as pessoas poderão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse ambiente será desenvolvido e acessado a partir de diferentes tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, entre outros.

Como e quando surgiu o metaverso?

Apesar de ter virado pop recentemente, o termo metaverso é antigo. Ele foi cunhado pelo escritor Neal Stephenson em seu livro de ficção científica “Snow Crash”, publicado em 1992. A obra conta a história de “Hiro Protagonist”, personagem que na “vida real” é um entregador de pizza, mas no mundo virtual – chamado na história de metaverso – é um samurai. 

Em 2011, o escritor Ernest Cline também tratou do tema em seu romance futurista “Ready Player One” (Jogador Número 1 no Brasil)”, que em 2018 ganhou as telas do cinema pelas mãos de Steven Spielberg. Na obra, os personagens vivem em um mundo distópico e, para fugir da realidade, costumam passar horas e horas no OASIS, um simulador virtual que dá a eles a possibilidade de serem o que bem entenderem.

Como o metaverso funciona?

O metaverso é baseado, sobretudo, na ideia de realidade virtual e realidade aumentada.  As simulações serão cruciais para gerar um mundo novo, virtualizado, e que seja gerenciado por pessoas reais com recursos reais.

Ou seja, o acesso será muito similar ao que as pessoas já fazem hoje, com óculos e outras ferramentas. Assim, a ideia é aumentar ainda mais a imersão no mundo virtual. 

Além disso, o universo virtualizado também contará com as redes sociais e com as criptomoedas. O foco é gerar uma experiência completa, com praticamente tudo o que se tem na vida real. 

Assim, naturalmente, as pessoas passarão ainda mais tempo na internet e conseguiram resolver mais problemas. 

Como o metaverso revoluciona a internet?

Esse conceito vai tornar a internet mais multifuncional e criativa. Ela será o palco das atividades humanas mais diversas, expandindo o que temos hoje. 

A ideia de metaverso gera na rede uma experiência única que abrange a vida de todos os seus usuários. Desse modo, a rede não somente se torna um fruto do que os usuários produzem, mas produz ativamente novos recursos e impacta profundamente a vida das pessoas. 

É uma continuação natural do que temos atualmente. A nova internet vai ser ainda mais útil para superar barreiras, tornar a vida das pessoas mais práticas e fáceis e eliminar custos. 

Assim, vai beneficiar a vida pessoal e profissional dos seus usuários.

Como o metaverso influencia o compliance?

As áreas de Compliance não podem se permitir desconhecer esse novo universo, ao contrário, devem estudá-lo e conhecê-lo profundamente, a ponto de determinar que a cultura empresarial seja uma extensão e expressão direta da visão e dos valores da empresa do mundo real para o mundo virtual. Assim como também da visão do “colaborador da vida real”, detentor de personalidade jurídica, para qualquer que seja a natureza ou forma de seu avatar (expressão jurídica dos atos de seu autor).

Os pilares de Compliance devem todos estar orientados a essa nova realidade, contando com o apoio da alta administração, não apenas no que diz respeito à exploração econômica do ambiente virtual, mas com o fomento de uma postura ética e razoável nesta plataforma. 

Tudo isso, passando por uma detalhada análise dos riscos de integridade envolvidos nestas interações, com os respectivos planos de ação formadores das consequentes políticas internas de Compliance para dar resposta aos eventos de risco relacionados a este ambiente virtual. 

Com isso, também é preciso preparar o canal de denúncias para respostas eficazes aos relatos derivados das relações travadas neste novo cenário, bem como realizar treinamentos específicos sobre o uso, limites e agir ético na interação com o Metaverso, dentre outros.

Por que os gigantes do mercado estão investindo no metaverso?

O metaverso é um dos principais hypes entre as empresas e a maior prova disso é que algumas das maiores do mercado estão investindo nele. E não é difícil compreender o motivo: de acordo com informações da Bloomberg Intelligence Unit, o universo digital possui a previsão de movimentar cerca de 800 bilhões de dólares até 2024.

Nesse contexto, não são apenas as empresas de tecnologia, mas sim diversos campos que estão apostando nesse novo capítulo da internet. Isso porque elas enxergam uma oportunidade para novos negócios, transformando o investimento em um grande retorno em um futuro em longo prazo.

Você está preparado? Gostou desse conteúdo? Acha que ele foi útil para você? Então compartilhe-o em suas redes sociais e contribua para que a discussão sobre esse assunto chegue a mais pessoas interessadas!

Siga a Be em suas redes sociais, estamos toda semana postando conteúdos incríveis.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Referências

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.