Como otimizar a sua Análise de Riscos?

Um dos objetivos do Programa de Integridade é prevenir a ocorrência de riscos de conformidade a fim de evitar a ocorrência de danos patrimoniais e reputacionais à empresa. Mas como podemos otimizar essa análise de riscos?

Uma gestão de riscos eficaz começa com uma sessão de brainstorming com a área em que serão mapeados os riscos. Após a identificação dos possíveis riscos, os envolvidos no processo poderão então mensurar os riscos em relação a escalas de impacto e probabilidade, podendo seguir parâmetros de ISO, COSO-ERM, entre outros frameworks. Assim, passa-se então para a fase de definição de respostas aos riscos e definição de atividades para tratamento de riscos, ou seja, a definição de quais ações serão tomadas. Após a definição basta então a realização de acompanhamento de atividades e dos riscos identificados.

O entendimento sobre o fluxo descrito acima não é de alta complexidade, no entanto, operacionalizá-lo pode conter uma série de dificuldades práticas tais como: 

  • Reunir a equipe necessária para o brainstorming
  • Classificar adequadamente os riscos 
  • Distribuir atividades de mitigação de riscos 
  • Revisitar e monitorar riscos periodicamente 

As dificuldades ficam ainda maiores quando há o acompanhamento apenas por planilhas eletrônicas, nas quais há ainda a dificuldade de versionamento de planilhas e falta de controles adequados para coordenação de pendências. 

Por esse motivo a Be Compliance desenvolveu módulo de Análise de Riscos na Plataforma Be Compliance, na qual é possível: 

  • Identificar Riscos
  • Classificar facilmente riscos nas escalas de probabilidade x impacto
  • Identificar Riscos Residuais, bem como classificá-los
  • Identificar atividades de mitigação de riscos e atribuir para responsáveis
  • Cobrar responsáveis por atividades periodicamente e de forma automatizada 

Para saber mais sobre como podemos auxiliar em sua análise de riscos entre em contato conosco em www.becompliance.com e agende a sua demonstração da Plataforma!

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.