Como surgiu a expressão “lavagem de dinheiro”?

Nos últimos dez anos, casos envolvendo lavagem de dinheiro ganharam grande pauta nos veículos de mídias, principalmente com o escândalo da lava-jato. A lavagem de dinheiro traz um grave impacto econômico no mundo, visto que se estima que tal crime representa de 2% a 5% do PIB mundial. 

O crime de lavagem de dinheiro acontece quando ao receber dinheiro por um ato ilícito, o agente tenta reinserir o dinheiro na economia de forma lícita. No caso da lava-jato, políticos que recebiam propina e passaram a declarar os valores como fruto dos rendimentos de um posto de gasolina, daí o nome “lava-jato”. 

Existem diversas teorias sobre como o crime de lavagem de dinheiro começou. Muitos historiadores acreditam que o crime se iniciou na Inglaterra no século XVII por meio da pirataria em navios. Os piratas roubavam mercadorias de navios americanos e então vendiam os itens na Inglaterra, reinserindo o dinheiro na economia, dessa forma. 

Nos EUA, na década de 30 nos EUA, Al Capone precisava reinserir os ganhos por jogos de azar (proibidos na época). Assim, Al Capone, declarou os ganhos como sendo oriundos de uma lavanderia, daí então a possível origem do nome “lavagem de dinheiro”. 

Foi apenas na Itália, nos anos que vieram a ser conhecidos como “anos de chumbo” (1978) que o crime foi tipificado pela primeira como “Lavagem de Dinheiro”. Após a tipificação na Itália, os EUA também tipificaram o crime em 1982 e no Brasil o crime foi tipificado em 1998.  

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.