Compliance como estratégia no metaverso

O Metaverso foi identificado como uma das principais tendências tecnológicas para os próximos anos. Ainda, apesar de não ser uma realidade, diversas empresas já estão se preparando para a nova tecnologia. Nesse cenário, entenda a importância do Compliance como ferramenta de estratégia competitiva.

O que é o Metaverso?

O metaverso representa hoje a principal tendência tecnológica para as empresas. Com um grande potencial para alterar a forma como as pessoas interagem entre si, seja em relação a trabalho, lazer e socialmente, o metaverso promete não só o espelhamento, mas uma melhoria em todas as atividades que realizamos hoje. O metaverso ainda não é uma realidade concreta hoje, mas a construção de um mundo 3D imersivo já começou com o desenvolvimento de tecnologias de realidade aumentada, realidade virtual e outras tecnologias que capacitam a concretização do metaverso. 

Qual a relevância do Compliance para o Metaverso?

Como hoje o metaverso ainda não é uma realidade, é possível apenas prever como os usuários vão se comportar no ambiente digital. Como o ambiente digital promete espelhar o que é vivenciado na realidade, é de se esperar que os conflitos étnicos atuais também passem a existir no mundo digital. No entanto, o mundo digital pode conferir aos seus usuários uma falsa sensação de anonimato, pois ainda que tenham o nome (de usuário) divulgado há a interação por meio de um avatar. A falsa sensação de anonimização e o fato de estar em um ambiente digital podem abrir brechas para que os usuários atuem de forma antiética. 

A questão torna-se ainda mais grave quando se pensa em limites legais. É comum que a tecnologia evolua de forma mais rápida do que a legislação, porém a legislação é sempre restrita a um território específico. No entanto, no metaverso, por tratar-se de um ambiente digital em que pessoas de diferentes localidades podem interagir num ambiente comum, pode ser difícil o desenvolvimento de legislações eficazes, capazes de proteger indivíduos em diferentes países, mas conectados em um ambiente altamente imersivo. 

No entanto, apesar de não se ter legislações ainda nesse sentido, é importante que as empresas já antevejam os potenciais dilemas éticos e não conformidades que podem surgir dessa tecnologia. Ao antever potenciais problemas as empresas já podem se antecipar na criação de políticas e ações para propagar a boa conduta inclusive no mundo digital. 

Como o Compliance pode auxiliar no Metaverso?

Algumas questões de compliance que as empresas podem antever são:

Conclusão

A reflexão sobre o Compliance no metaverso ainda é tímida por parte das empresas, no entanto tal revela uma oportunidade de destaque concorrencial. Empresas que já se preocupam em desenvolver produtos e serviços que prezam pela ética e transparência no tratamento de dados já se destacam na frente de outras empresas que sequer pensaram ainda no assunto. O destaque vem do reconhecimento por parte do consumidor acerca do profissionalismo e ética empresarial. No mesmo sentido, a empresa que zela pela ética, Compliance e preza pela inclusão e diversidade, será destaque entre seus competidores. 

Por fim, para auxiliar na jornada de adaptação do Compliance em mundo cada dia mais digitalizado a Be Compliance desenvolveu uma plataforma na qual é possível a realização de treinamentos EAD, assinatura de documentos de forma digital, condução de relatos de conformidade digitais, entre outras funções. Acesse ao site becompliance.com ou clique no botão “agendar demosntração” abaixo!

Agende uma demonstração e conheça as nossas soluções!

Agende uma demonstração e conheça as nossas soluções!

Agende uma demonstração e conheça as nossas soluções!

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.