Compliance na FIFA

Contexto

No ano de 2015 a FIFA protagonizou um dos maiores escândalos de corrupção no meio esportivo envolvendo seus dirigentes, subornos milionários, venda de votos para escolha de sedes da Copa do Mundo, parceiros de negócio com conflito de interesses, dentre outras condutas ilegais e antiéticas. 

Esse escândalo gerou a perda de grandes patrocínios, prejuízos financeiros enormes e um total descrédito da instituição e desde então a FIFA passou por reformas em sua governança interna com o intuito de restaurar a confiança.

Implementação do Compliance na FIFA

A partir de 2016, a nova direção, tendo como Presidente Gianni Infantino, vem trabalhando para reconstruir a instituição e mantê-la em um padrão ético. Para isso, dentre as várias medidas implementadas temos:

FIFA Compliance Summit

Mantendo o trabalho constante para garantir que a integridade no esporte seja uma realidade, o 4º FIFA Compliance Summit, realizado na Costa Rica nos dias 26 e 27 de setembro de 2022 foi um evento importante na difusão da cultura da integridade e trouxe a reflexão sobre como expandir a política de melhores práticas para que seja incorporada como uma mentalidade e cultura compartilhadas.

O evento reuniu mais de 200 representantes das Associações Membros da FIFA e especialistas em governança e compliance do mundo do futebol, para aprofundar os assuntos discutidos no Compliance Summit anterior, realizada virtualmente em 2020, no qual foi apresentado o primeiro Manual de Conformidade da FIFA (FIFA Compliance Handbook) com as melhores práticas de Compliance. Além disso, temas como a proteção do futebol contra a corrupção, privacidade digital e construção de confiança também foram discutidos.

Segundo André Galdeano, advogado especializado em direito desportivo e colunista do “Lei em Campo”:

“a implementação de normas de compliance é uma realidade e um caminho sem volta para o fortalecimento do profissionalismo no futebol. E cabe a FIFA, no topo da pirâmide, buscar o fortalecimento das boas práticas de governança com a adoção de mecanismos de prevenção de fraudes e irregularidades. Consequentemente a transparência trará mais segurança, melhores acordos de comercialização e novos patrocinadores"

André Galdeano

Conclusão

A implementação de um programa de compliance com uma gestão adequada e eficiente também é importante no mundo do esporte, beneficiando atletas, empresários, clubes e federações, garantindo conformidade com as normas, confiança do mercado, maior interesse de patrocinadores e investidores, entre outros benefícios.

E para gerir a complexidade de um Programa de Compliance a Be possui a solução completa com uma Plataforma com uma metodologia própria que possibilita uma boa gestão de riscos, due diligence de possíveis parceiros de negócios, acompanhamento das atividades de um plano de ação, com um workflow e sistemas de alerta integrados, treinamentos e outras funcionalidades que trarão mais eficiência para a gestão do seu programa de integridade.

Agende uma demonstração e conheça as nossas soluções!

Agende uma demonstração e conheça as nossas soluções!

Agende uma demonstração e conheça as nossas soluções!

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.