Diversidade e Inclusão: Importância e Desafíos

De forma geral, sabe-se que a diversidade é de extrema importância para as empresas. Uma pesquisa recente feita pela McKinsey comprova que empresas que possuem diversidade em seu quadro de funcionários têm entre 15% e 35% mais chances de terem retornos financeiros acima da média de empresas do mesmo ramo da indústria. 

A pesquisa da McKinsey ainda retornou com a análise de que empresas que possuem mais diversidade em seu quadro de funcionários é capaz de atrair talentos, melhorar a satisfação de clientes, diminuir turnover e melhorar a tomada de decisão. 

A diversidade é capaz de fomentar a tomada de decisão mais rápida e eficaz. Pessoas com perfis diferentes do habitual na empresa são capazes de enxergar outras implicações e soluções para os problemas que surgem. Além do que, um ambiente com diversidade e inclusão promove o respeito e a empatia, aspectos essenciais para a satisfação de clientes e colaboradores.

Uma empresa que valoriza a diversidade possui um quadro de funcionários com diferentes vivências, gêneros, etnias, crenças, orientação sexual, entre outros. A inclusão vem como obrigação de uma empresa que valoriza a diversidade. Não basta ter um quadro de colaboradores com diversidade, é preciso incluir todas as diferenças. 

Inclusão significa apoiar diferenças e reprimir qualquer atitude discriminatória, ainda que a atitude seja praticada indiretamente por outros colaboradores. Inclusão implica respeito e a entrega de oportunidades com equidade. Vale apontar nesse momento que equidade significa reconhecer as diferenças de forma a proporcionar atributos proporcionais que as pessoas precisam para que possam ter acesso às mesmas oportunidades que os demais. Diferente de “igualdade” que considera que todos devem ser tratados exatamente da mesma forma, sem distinção de atributos. 

A inclusão de diversidades é o maior desafio que as empresas enfrentam, visto que tal pode implicar numa mudança de cultura organizacional, o que pode ser desafiador. Daí a importância de um Programa de Integridade alinhado à diversidade de inclusão. O Programa de Integridade, aliado ao setor de Recursos Humanos, é capaz de trazer treinamentos e incentivos aos colaboradores para que possam atuar de forma a acolher as diversidades. Além disso, o Programa de Integridade traz ferramentas como o Canal de Denúncias, capaz de resguardar os colaboradores que se sintam lesados por qualquer ato de desrespeito por outros colaboradores. 

Não há diversidade eficaz sem inclusão. Sendo assim, para superação dos desafios do programa de diversidade e inclusão é essencial a atuação do Compliance e do setor de Recursos Humanos. O Programa de Integridade é capaz de mudar a cultura, aumentar e assegurar a diversidade e inclusão nos ambientes empresariais. 

A Plataforma Be Compliance conta com treinamentos exclusivos para Diversidade e Inclusão, além de promover a gestão completa do seu Programa de Integridade. Para saber mais sobre a nossa Solução agende uma demonstração em www.becompliance.com 

Fontes:

Mckinsey.

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.