Evolução do Compliance nas empresas

Durante o mês de julho de 2022 a Be Compliance realizou três pesquisas para medir a evolução dos Programas de Integridade entre as empresas brasileiras. A pesquisa foi feita pelo LinkedIN na qual foi questionada a existência de Canal de Denúncias e se a pessoa já havia presenciado um caso de assédio, fraude, roubo ou corrupção no ambiente de trabalho.

Quais foram os resultados?

A respeito do Canal de Denúncias 81% dos participantes responderam que a empresa possui canal de denúncias. 17% disseram que não possui e apenas 2% disseram não saber a resposta para a pergunta. 

Ademais, 81% dos participantes responderam que já presenciaram um ato de assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho. Ainda, 67% responderam que já presenciaram atos de corrupção, fraude ou roubo na empresa. 

A pesquisa nos mostra que há um alto número de empresas que possuem Canal de Denúncias, o que demonstra um grande avanço para os Programas de Integridade. O Canal de Denúncias é um pilar essencial para a efetividade do Compliance, pois é por meio deste que é possível identificar não conformidades e propor soluções em estágios inicial, de forma a mitigar riscos futuros. 

A pesquisa referente a condutas de assédio pode causar espanto à primeira vista, pelo número elevado de pessoas que já presenciaram assédios nas empresas (81%). Entretanto, como este percentual está alinhado ao percentual de empresas que possuem Canal de Denúncias, pode-se inferir que para grande parte das pessoas que presenciaram assédio, estas puderam relatar para o Canal de Denúncias da sua empresa. A mesma ideia exposta é válida para os que presenciaram casos de fraude, corrupção ou roubo. 

No entanto, apesar de estar disponível o Canal de Denúncias para o recebimento de não conformidades, faz-se necessário que cada empresa analise a eficácia do Programa de Integridade. Afinal, um dos objetivos do Compliance é mitigar os riscos de não conformidades. Sendo assim, é essencial que todas as empresas que possuem Canal de Denúncias analisem os tipos e quantidades de chamados recebidos.

Considerações finais

Por fim, o alto número de pessoas que presenciaram atitudes de não conformidade (assédio, corrupção, fraude e roubo) é alarmante e reforça ainda mais a necessidade de um Canal de Denúncias e de um Programa de Integridade eficaz. É por meio destes instrumentos, por meio de planejamento estratégico multidisciplinar que será possível a redução de más condutas nas empresas e a consequente transformação do ambiente empresarial em direção à ética. 

Evolução do compliance nas empresas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.