Como lidar com casos de má conduta empresarial em trabalho remoto?

No sentido amplo, má conduta empresarial é toda atitude que é contrária aos valores da empresa, às leis do país ou aos bons costumes. Entretanto, quando mencionada no aspecto de Compliance e Canal de denúncias, as más condutas que ferem legislações devem ser enquadradas de acordo com o seu tipo de ocorrência, tal como: assédio, fraude, corrupção, entre outros. Já o tipo “má conduta” deve ser enquadrado em casos em que há possível violação de valores empresariais ou violação dos bons costumes sociais. 

Por exemplo, imagine que há um líder na empresa que costuma comunicar feedbacks negativos de forma pública na empresa. O líder não se exalta e não trata os seus subordinados de maneira caracterize o assédio moral. Nesse cenário, ainda que mantenha a calma e trate os colaboradores com respeito, a prática de proporcionar feedbacks negativos em público pode causar desconforto para colaboradores e pode ser identificado com um caso de má conduta empresarial. 

Como os casos de má conduta empresarial não versam sobre o descumprimento de legislação, frequentemente esses casos não são passados para gestores e não são denunciados no Canal de Denúncias da empresa, o que torna a sua remediação difícil. Apesar de não serem casos de violação de legislação esses casos aumentam o desconforto dos colaboradores e prejudicam o ambiente de trabalho. Dessa forma, é essencial combater os casos de má conduta.

A questão fica ainda mais complicada quando se analisa uma empresa que possui funcionários em home office. Sabe-se que o home-office ainda é uma modalidade de trabalho nova no Brasil, assim sabe-se que diversos líderes atuam com má conduta empresarial nesse modelo. Ligações fora do horário comercial, pedidos para checagem de e-mails e sobrecarga de trabalho são exemplos de má conduta que podem prejudicar o ambiente de trabalho e a integridade da empresa. 

Dessa forma, temos o setor de Compliance como um forte aliado aos colaboradores no combate à má conduta empresarial. Cabe ao setor de Compliance, em parceria com o setor de Recursos Humanos, instruir os líderes sobre o que pode ser configurado como má conduta empresarial, quais os impactos e quais medidas disciplinares podem ser aplicadas. 

Ainda, cabe treinamento com os colaboradores acerca do que pode ser considerada má conduta empresarial (visto que os colaboradores também podem agir com má conduta) e quais mecanismos o colaborador tem para combater essa situação. No caso de programas de Compliance, o ideal é que o os Colaboradores façam denúncia no Canal de Denúncias da empresa para que possa apurar e tratar a situação, a fim de mitigá-la de forma rápida e prevenir a ocorrência de casos futuros.

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.