Qual é o momento certo para implementar um programa de Compliance?

Se você abriu recentemente uma empresa, startup ou não, você com certeza já ouviu falar sobre compliance e imagina que no momento certo sua empresa terá que implantar um programa de compliance.

Mas, afinal, quando é esse momento? Quando a sua empresa deve investir em um programa de Compliance? 

Momento ideal para implantar compliance
imagem: pexels

Leia também:

No que consiste um Programa formal compliance? 

Antes de entrar no assunto de qual é o momento certo para implementar um programa de compliance, é importante você entender no que consiste esse programa.

O programa de compliance sério consiste no mapeamento de riscos da empresa, definição de controles internos e medidas para mitigar os riscos.

Além disso, consiste, também, na elaboração de políticas e códigos internos para orientar a conduta de funcionários e terceiros para também mitigar riscos. 

Um programa de compliance leva em consideração o setor regulatório específico em que a empresa está inserida e tem como objetivo garantir que as regulações de seu setor e as legislações do país (como a Lei Geral de Proteção de Dados) sejam seguidas.

Sendo assim, separamos aqui algumas perguntas para ajudar você a entender qual é o momento certo para implementar um programa de compliance. 

O setor regulatório da sua empresa exige um programa de compliance? 

Algumas empresas do setor financeiro são fortemente reguladas pela CVM e pelo BACEN.

Esses órgãos podem exigir que a sua empresa tenha um setor de conformidade para poder atuar no mercado. 

Se este for o seu caso, o compliance deve estar presente deste o ingresso da sua empresa no mercado, de forma a evitar quaisquer sanções! 

Você terá Parceiros ou Clientes de grande porte? 

Se sua empresa tiver parceiros ou clientes grandes é bastante provável que essas empresas solicitem uma comprovação de seu programa de compliance para realizarem contratações. 

Visto que o compliance é bastante comum em grandes empresas, pelo alto potencial de mitigação de riscos.

Nesse sentido, uma das formas de mitigar riscos de terceiros é sempre solicitar ao terceiro evidências de seu programa de compliance. 

Tenha em mente que no momento de contratação com uma empresa, é provável que ela solicite a você uma comprovação de existência e eficácia do seu setor de compliance. 

Você deseja ter um ambiente de trabalho saudável e mitigar possíveis fraudes? 

O programa de compliance tem como missão o treinamento de colaboradores acerca de temas como: assédio moral, assédio sexual, corrupção e fraude.

Esses e muitos outros temas tem o objetivo de tornar o ambiente de trabalho e a relação entre os colaboradores mais saudável. 

Além disso, um ponto importande do compliance é instituição de controles internos que são capazes prevenir e detectar fraudes. 

Assim, se você busca um ambiente de trabalho melhor para seus colaboradores e ainda a mitigação de fraudes, o compliance é um grande aliado.

Você vai contratar com o setor público?

Para muitos estados e munícipios, a comprovação de existência de programas de compliance eficientes dentro de empresas é essencial para que a sua empresa possa participar de licitações. 

Assim, se a sua empresa pretende entrar em licitações, é importante verificar se há necessidade de comprovação de um programa de compliance eficaz. 

Por fim… 

Além de todos os requisitos passados, é fundamental que você tenha um budget para a área de compliance e uma pessoa para cuidar do programa.

Se você tem uma empresa pequena, ou uma startup, pode ser que não seja necessário a contratação de um funcionário novo dedicado exclusivamente ao compliance.

Em alguns casos pode ser que um funcionário cumule as funções de compliance officer inicialmente e com o passar do tempo e aumento de demanda, a empresa contrata uma pessoa dedicada apenas ao setor. 

Se este for o seu caso e a sua empresa está começando a implantar um programa de compliance, veja como a Be Compliance pode ajudar a sua empresa a um preço que garantimos ser acessível para a sua realidade! 

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.