No que consiste o COSO – ERM?

O COSO – Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, ou Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway, é uma organização privada sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1985.

Se preferir, ouça nosso podcast e entenda mais sobre o COSO!

Foi criado com a missão de prevenir e evitar fraudes nos procedimentos e processos internos das empresas.

Nesse sentido, o grupo queria elaborar um modelo comum de discussão e avaliação para riscos organizacionais, para isso, criou o Entreprise Risk Management Framework, que ficou conhecido como COSO-ERM.

Sendo assim, identificar os objetivos do negócio e o apetite ao risco dos acionistas da empresa, é o pricipal foco da metodologia.

Dessa forma, com a metodologia do COSO-ERM pode-se identificar eventos capazes de causar um risco aos objetivos da empresa, sempre tendo como base o apetite ao risco dos acionistas.

Além disso, a metodologia do COSO ERM é expressa em 3 dimensões, interligadas, a qual conseguimos visualizar no cubo abaixo.

Composição do COSO

O COSO ERM, conforme visto na imagem acima, tem 8 componentes e 4 categorias de objetivos.

Os componentes são: ambiente interno; fixação de objetivos; identificação eventos; avaliação de riscos; respostas aos riscos; atividades de controle; informações e comunicação; e monitoramento.

As categorias de objetivos são expressas em: estratégico, operacional, comunicação e conformidade.

A ideia desse framework de análise de riscos é compreender cada um dos itens do cubo, principalmente no que tange aos objetivos e apetite ao risco da empresa, para que então possamos ter uma ampla e completa análise de riscos.

Dessa forma, o COSO-ERM traz um moderno framework de análise de riscos que pode ser adaptado para todos os tipos de empresas.

Para saber mais sobre esse framework CLIQUE AQUI! 

Quer ler mais matérias sobre: