O que é ESG?


A sigla ESG vem do inglês e significa Environmental, Social and Governance (Ambiental; Social e Governança).

Assim, ela surgiu com o interesse das empresas em buscar boas práticas de sustentabilidade.

Essa sustentabilidade não diz respeito apenas a conter danos ao meio ambiente, sendo abrangido também temas como as relações estabelecidas com funcionários e fornecedores, a atuação para melhoria na sociedade e, além disso, medidas para o combate de fraude e corrupção.

O que você precisa saber sobre ESG
Imagem: pexels

Leia também:

Como o ESG é visto?

ESG é utilizado para auferir qual o desempenho em relação a sustentabilidade das organizações.

Sendo definido como um conjunto de ações de sociais, ambientais e de governança que são utilizadas pelas empresas para nortear boas práticas dos negócios, referindo a práticas de empresas que não estão focadas apenas em lucro, mas estão preocupadas com sustentabilidade.

Por outro lado, empresas que não possuem o ESG podem manchar a reputação e sofrer prejuízos caso seja envolvida em escândalos por falta de ética de seus colaboradores, parceiros, e até mesmo o não cuidado com o meio ambiente.

Pontos importantes

Para as empresas possuírem um bom desempenho, é necessária a observância dos 3 pontos principais em conjunto (Ambiental, social e governança) de modo que:

  • Devem buscar meios de otimizar o processo sem causar danos ao meio ambiente, como por exemplo, reduzir a emissão de poluentes, formas alternativas de descarte de resíduos;
  • Buscar uma relação com as pessoas que fazem parte do seu domínio (Colaboradores; Parceiros; Comunidade local e sociedade), em que ela deve por exemplo, procurar respeitar as normas internas, externas, trazendo engajamento para seus colaboradores e prestando um bom serviço para seus clientes;
  • Observar a Governança Corporativa, buscando juntamente com o apoio da alta gestão, possuir um sistema para administrar, monitorar a empresa, e, dessa forma, causar grande impacto em seus regulamentos internos, políticas e cultura organizacional. Fazendo assim, com que as empresas possuam uma boa gestão, estando alinhada com o Compliance e consequentemente trazendo uma melhora reputacional.

Além disso, as empresas que possuem ESG estão sendo vistas com bons olhos perante o mercado, considerando esse um dos diferenciais e pontos decisivos na hora de decidir com quem negociar ou até mesmo se haverá consumo dos produtos pelos clientes.

Ademais, podemos citar uma diminuição de risco em ter problemas com fiscalização, pelo fato de com o ESG essas empresas estão preocupadas em estar em Compliance com as leis e regulamentos, diminuindo o risco de envolvimento com multas e sanções.

Valores fundamentais do ESG

Por fim, a importância do ESG está atrelada a diversos valores, a destacar:

  • melhor desempenho operacional;
  • inibição do uso privilegiado de informações;
  • maior visibilidade de mercado;
  • facilidade na captação de recursos;
  • prevenção de problemas, erros e fraudes;
  • menor custo de capital;
  • como a tomada de decisão é descentralizada, diminuição do abuso do poder;
  • menos conflito de interesses.

Por: Wellington Faria

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.