ESG: O que é, o que significa e por que é importante

O que significa ESG?

Primeiramente, vale entender o que significa cada letra do acrônimo “ESG”. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). No Brasil, também nos referimos a ela como ASG. Conheça em detalhes:

Significado das letras ESG

Onde surgiu ESG?

Apesar de ter ganhado notoriedade nos últimos anos, a origem da sigla ESG remete há mais de uma década.

O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e instituições financeiras de 9 países, chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa).

O documento é resultado de uma provocação do então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras do mundo. A proposta era obter respostas dos bancos sobre como integrar os fatores ESG ao mercado de capitais.

Qual a importância do ESG?

Estabelecer a gestão ESG é um passo importante para as empresas estarem mais bem posicionadas no mercado, além de ter um melhor retorno financeiro. No Brasil os fundos ESG captaram ao menos R$ 2,5 bilhões em 2020.

O ESG possibilita o capitalismo consciente, ou seja, a organização deixa marcas positivas no mercado gerando um capital sem causar impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade.

O ESG tem sido usado para que muitos investidores avaliem se a empresa merece ou não receber investimentos. Portanto, se essas empresas precisam aprimorar seus processos através de investimentos com certeza as suas políticas ambientais, sociais e de governança serão avaliadas e consideradas. É provável que, em determinado momento, grandes fundos e investidores prefiram aplicar seu dinheiro, exclusivamente, nesse tipo de empresa.

Ademais, a sociedade, hoje em dia, tem destacado as organizações que são comprometidas com uma agenda mundial, por meio de uma governança corporativa, políticas ambientais e sociais.

Uma vez que os consumidores estão mais exigentes, atender às práticas de ESG tornam as empresas mais responsáveis e preparadas para serem mais eficientes e perenes.

O ESG engloba um conjunto de práticas que também podem ser observadas pelos consumidores na hora de escolher os produtos que consomem. O que antes talvez fosse visto como idealismo ou ambientalismo, agora interfere diretamente nos resultados de uma empresa, já que os consumidores estão cada vez mais atentos à sustentabilidade e interessados em conhecer os impactos de toda a cadeia de produção.

Conclusão

o ESG é extremamente importante para a sociedade como um todo e para a empresa, pois o ESG é meio pelo qual a empresa pode atingir uma excelência ética e contribuir para o desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente de forma saudável.  Além disso, o ESG é um instrumento capaz de atrair jovens talentos para a empresa, atrair investimentos, mitigar riscos e melhorar a comunicação interna da empresa. 

Você gostou deste texto sobre exemplos de ESG?A Be tem diversos cursos sobre! Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Referências

Ecycle, Revista Exame 1 e 2, A inovação.

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.