O que significa ESG?
Primeiramente, vale entender o que significa cada letra do acrônimo “ESG”. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). No Brasil, também nos referimos a ela como ASG. Conheça em detalhes:
- Environmental ou Ambiental: refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Entram aqui temas como aquecimento global; emissão de gases poluentes, como o carbono e metano; poluição do ar e da água; desmatamento; gestão de resíduos; eficiência energética; biodiversidade; entre outros.
- Social: relaciona-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas e entidades em prol da comunidade e sociedade. Majoritariamente se refere a temas como respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas; segurança no trabalho; salário justo; diversidade de gênero, raça, etnia, credo etc proteção de dados e privacidade; satisfação dos clientes; investimento social; e relacionamento com a comunidade local.
- Governance ou Governança: está ligado às políticas, processos, estratégias e orientações de administração das empresas e entidades. Entram no tema, por exemplo, conduta corporativa; composição do conselho e sua independência, práticas anticorrupção; existência de canais de denúncias sobre casos de discriminação, assédio e corrupção; auditorias internas e externas; respeito a direitos de consumidores, fornecedores e investidores; transparência de dados; remuneração dos executivos; entre outros. Está intimamente ligado aos dois outros termos (Social e Ambiental), por ser quem dita, orienta, fiscaliza e reporta as práticas sustentáveis (ou não).
Onde surgiu ESG?
Apesar de ter ganhado notoriedade nos últimos anos, a origem da sigla ESG remete há mais de uma década.
O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e instituições financeiras de 9 países, chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa).
O documento é resultado de uma provocação do então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras do mundo. A proposta era obter respostas dos bancos sobre como integrar os fatores ESG ao mercado de capitais.
Qual a importância do ESG?
Estabelecer a gestão ESG é um passo importante para as empresas estarem mais bem posicionadas no mercado, além de ter um melhor retorno financeiro. No Brasil os fundos ESG captaram ao menos R$ 2,5 bilhões em 2020.
O ESG possibilita o capitalismo consciente, ou seja, a organização deixa marcas positivas no mercado gerando um capital sem causar impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade.
O ESG tem sido usado para que muitos investidores avaliem se a empresa merece ou não receber investimentos. Portanto, se essas empresas precisam aprimorar seus processos através de investimentos com certeza as suas políticas ambientais, sociais e de governança serão avaliadas e consideradas. É provável que, em determinado momento, grandes fundos e investidores prefiram aplicar seu dinheiro, exclusivamente, nesse tipo de empresa.
Ademais, a sociedade, hoje em dia, tem destacado as organizações que são comprometidas com uma agenda mundial, por meio de uma governança corporativa, políticas ambientais e sociais.
Uma vez que os consumidores estão mais exigentes, atender às práticas de ESG tornam as empresas mais responsáveis e preparadas para serem mais eficientes e perenes.
O ESG engloba um conjunto de práticas que também podem ser observadas pelos consumidores na hora de escolher os produtos que consomem. O que antes talvez fosse visto como idealismo ou ambientalismo, agora interfere diretamente nos resultados de uma empresa, já que os consumidores estão cada vez mais atentos à sustentabilidade e interessados em conhecer os impactos de toda a cadeia de produção.
Conclusão
o ESG é extremamente importante para a sociedade como um todo e para a empresa, pois o ESG é meio pelo qual a empresa pode atingir uma excelência ética e contribuir para o desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente de forma saudável. Além disso, o ESG é um instrumento capaz de atrair jovens talentos para a empresa, atrair investimentos, mitigar riscos e melhorar a comunicação interna da empresa.
Você gostou deste texto sobre exemplos de ESG?A Be tem diversos cursos sobre! Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!
Referências
Ecycle, Revista Exame 1 e 2, A inovação.