Por que as pessoas cometem fraudes?

Fraudes empresariais são temas recorrentes na mídia e por vezes vemos pessoas em cargos de alto nível envolvidas, isso nos faz procurar justificativas. 

Em 1953, o sociólogo e criminalista Donald Cressey também se questionou sobre isso e realizou um estudo com pessoas que ocuparam cargos altos e de confiança. 

Dessa forma, Cressey descobriu que há três fatores que influenciam a fraude, são eles: pressão, oportunidade e racionalização.

As fraudes acontecem quando estão presentes esses três elementos. 

imagem: pexels

LEIA TAMBÉM:

Os 3 Elementos das fraudes

O Primeiro elemento “Pressão” significa que o fraudador está sob algum tipo de pressão no momento em que decide realizar fraude.

Pode ser uma pressão para resolver problemas financeiros, medo de perder sua posição dentro da empresa, perder um cliente ou ainda receio de retaliação por não cumprir metas de desempenho estipuladas pela empresa. 

O Segundo elemento é “Oportunidade”, o que significa que os fraudadores identificam um momento específico para cometer a fraude.

Sendo assim, oportunidade está relacionada com pontos de falha de governança e falha nos controles internos da empresa.

O Terceiro elemento é “Racionalização” no momento em que vai cometer o ato, o fraudador classifica-o como justificável, pois vai solucionar seus problemas.

Nesse momento o fraudador racionaliza o seu ato como aceitável, convencendo-se de que não é “tão errado” ou não é “criminal”.

Outro ponto é o convencimento de que “todos fazem”, ou seja, como a irresponsabilidade é geral ele sente que não é o único a errar, portanto é escusável. 

Como o Compliance pode ajudar? 

Com a implantação de um programa efetivo de compliance é possível criar uma cultura ética dentro da empresa para que os colaboradores entendam exatamente quais condutas são aceitáveis.

Dessa forma, o elemento da racionalização pode ser combatido desde o ingresso do colaborador da empresa.

Além disso, o compliance tem o objetivo de proteger a empresa ao criar políticas e procedimentos que garantem uma governança corporativa forte, mitigando qualquer risco de falha nos controles internos. 

Quer implementar um Programa de Compliance completo, eficaz e acessível? Saiba mais sobre como podemos te ajudar clicando aqui.

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.