Programa de Integridade sem denúncias é normal?

Uma pergunta que costumamos receber na Be Compliance é acerca do Canal de Denúncias para empresas que já possuem um Programa de Integridade consolidado. É comum a dúvida se o fato de não se receber denúncias é algo bom ou algo ruim do ponto de vista de Compliance. 

Primeiramente, vamos verificar as preocupações acerca dos dois pontos de vista. A falta de denúncias pode ser considerado algo bom pela empresa porque pode demonstrar que a empresa não possui atos de não conformidade, assim entende-se que todos os membros da empresa agem de acordo com o Compliance.

Por outro lado, a falta de denúncias pode indicar que os Colaboradores não se sentem confortáveis para fazer denúncias. Nesse caso os colaboradores presenciam condutas de não conformidade, mas não denunciam, sendo este o caso então mais preocupante da ausência de denúncias. 

Não temos uma forma rápida de saber o porquê do não recebimento de denúncias, mas você para tirar a dúvida você deve incentivar ao máximo o uso do canal de denúncias da empresa e reforçar o sigilo na denúncia. Dessa forma, você pode garantir que os seus colaboradores estão confortáveis para fazer denúncias, assim conseguimos entender melhor quais das duas opções mencionadas acima estão acontecem na empresa, ou seja: se os colaboradores não se sentiam confortáveis para fazer denúncias ou se de fato a empresa não possuía casos a serem denunciados. 

O incentivo à realização de denúncias pode ser feito por meio de palestras, treinamentos, divulgação de materiais na sede da empresa (como cartazes e infográficos e divulgações via e-mail (envio de e-books e e-flyers). 

É por isso que a Plataforma Be Compliance conta com vários treinamentos sobre condutas éticas com incentivo a utilização do canal de denúncias. É por esse motivo também que a plataforma Be Compliance conta com uma série de Kits de Comunicação, inclusive kits de incentivo a denúncias, contendo cartazes, e-books, infográficos e wallpapers para divulgar para os seus colaboradores.

Dessa forma, pelo incentivo a denúncia e pela garantia do sigilo e confidencialidade é possível deixar os colaboradores a vontade para realização de denúncias e assim conseguimos evitar atitudes de não conformidade que foram presenciadas por colaboradores, mas que não foram divulgadas. 

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.