Programas de Compliance isolados não garantem Ética

Programas de Compliance têm por objetivo estabelecer regras e procedimentos que assegurem a ética profissional e atuação de acordo com os valores da empresa. Assim, para assegurar tais regras e procedimentos o Compliance conta com treinamentos, códigos e políticas. 

No entanto, estabelecer regras internas, elaborar códigos e realizar treinamentos não basta para de fato a empresa ter um ambiente ético e saudável. Para que se tenha ética empresarial é preciso mudar comportamentos e não apenas instituir regras. 

A mudança de comportamento acontece por meio do conhecimento, do incentivo a ações positivas e da retaliação de ações de não conformidade, sem essa tríade é possível que a sua empresa não tenha de fato uma atuação ética. 

O conhecimento é possível de se propagar por meio de treinamentos de comunicações de endomarketing que ensinam sobre o que é aceitável no ambiente empresarial e o que não é tolerado. 

Além disso, os colaboradores que atuam de forma ética frente a dilemas empresariais devem ter a sua boa atuação reconhecida por seus gestores de forma a incentivar tal comportamento. O reconhecimento de superiores inspira uma melhor atitude dos colaboradores.

Ainda, os colaboradores que não atuam de forma ética devem sofrer medidas disciplinares por meio de investigação ética interna e aplicação de medidas pelo Comitê de ética. Assim, é possível demonstrar que a empresa não tolera atitudes de não conformidade. 

Um ambiente empresarial ético somente é possível com a mudança de cultura, que é fruto de uma mudança comportamental. Assim, retiramos a importância da propagação do conhecimento, apoio total a ações éticas e a retaliação a atitudes de não conformidade. 

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.