Como engajar colaboradores no Programa de Integridade?

Uma das principais razões para o insucesso dos Programas de Integridade é a falta e engajamento dos colaboradores ao Programa. Por vezes infelizmente o Programa de Compliance pode começar forte, mas acaba ao longo do tempo minguando até se tornar esquecido dentro da empresa.

Esse fato acontece pela falta de manutenção e acompanhamento do Programa de Integridade e as causas são variadas: pode ser relacionado a falta de acompanhamento de riscos, falta de acompanhamento de controles internos e falta de engajamento de colaboradores, sendo este último nosso foco neste artigo. 

Colaboradores acabam se sentindo desmotivados com o Programa de Integridade quando não há um reforço positivo da área do Compliance para demonstrar o comprometimento com a ética. Para que os colaboradores entendam que o Programa de Integridade está ativo é essencial que o departamento de Compliance promova ações de endomarketing como forma de engajar colaboradores. 

Ações de endomarketing são ações voltadas para a área interna da empresa para promover conteúdos e engajar colaboradores. Do ponto de vista do Compliance tal engajamento pode ser feito com cartazes, distribuição de panfletos, envio de e-mails internos, entre outras formas com a apoio a ações éticas. 

Para se ter um exemplo mais concreto, na Plataforma Be Compliance temos uma série de Kits de Materiais gratuitos que disponibilizamos aos clientes, sendo que com os kits é possível fazer meses temáticos para a promoção da ética. Por exemplo, temos um kit Contra o Assédio Sexual, assim no mês temático escolhido pela empresa ela pode divulgar cartazes, e-books, folders, wallpapers e até imprimir adesivos com os kits da Plataforma! 

Ao manter a comunicação viva dentro da empresa não só o setor de Compliance mostra-se comprometido com a ética, mas também auxilia os Colaboradores a compreender temas éticos e por consequência é capaz de engajá-los. 

Além das ações de endomarketing é essencial refazer os treinamentos sobre condutas éticas com colaboradores todo mês. Esse ato reforça conceitos importantes para colaboradores e demonstra também o esforço da empresa para a ética. É por isso que na Plataforma Be Compliance nós disponibilizamos mais de 15 treinamentos, sendo que todos são atualizados anualmente. 

Por fim, é essencial que o setor de Compliance também acompanhe denúncias e dê retornos sobre seus andamentos para os colaboradores. Ao mostrar aos colaboradores que o Canal de Denúncias é eficaz, tal ato cria uma forma dos colaboradores compreenderem a importância do Compliance, bem como estes ficam mais seguros e aptos a realizar denúncias, pois sabem que o setor de Compliance irá de fato investigar. 

Sendo assim, o Programa de Compliance não é um Programa que deve ser composto apenas por treinamentos iniciais e códigos, mas deve sim ser um Programa vivo dentro da organização, com ações periódicas para engajar colaboradores em prol da ética.

Quer ler mais matérias sobre:

Voltar ao topo

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.

Agende uma demonstração Grátis

Informe seus dados e aguarde um retorno de nosso especialista.